Pagar barato é sempre ótimo, mas é sempre importante ficar ciente dos problemas que podem ocorrer durante o processo de compra em eShops internacionais como a eShop da Argentina ou mesmo a eShop Americana. Por conta disso, o Ofertas Nintendo preparou um guia rápido para você entender o que está envolvido no processo de adquirir jogos fora da eShop brasileira.
Vantagens:
- Economia de dinheiro: Esse com certeza é o ponto principal e o que mais brilha os olhos de todos os jogadores. Dependendo da região e das flutuações cambiais, será possível encontrar jogos mais baratos, permitindo economias significativas em comparação aos preços locais.
- Acesso a títulos exclusivos: Comprar jogos de outras regiões (principalmente a americana) permite que os jogadores tenham acesso a títulos que podem não ter sido lançados aqui no Brasil ou ainda que sejam exclusivos de outras localidades.
Desvantagens:
- Cobrança de taxas adicionais: Mesmo que não seja um produto físico envolvido, países estrangeiros podem impor impostos de importação ou taxas de serviços digitais, que podem impactar o custo final da transação. Ah, e tem o IOF da transação do cartão. É fundamental que os compradores estejam informados sobre essas taxas para evitar surpresas e tomar decisões de compra conscientes. Comprar na eShop Argentina, por exemplo, está sujeito às taxas VAT (21%), PAIS (8%) e Resolução 4815/2020 (45%).
- Segurança em transações de cartão: Quando você faz uma compra, existem 3 empresas envolvidas no processo: a Nintendo, o banco responsável pelo seu cartão e um pouco menos conhecido chamado “gateway de pagamento” que é o responsável por validar e liberar a transação financeira. O gateway de pagamento é quem avalia dentre as suas regras de segurança a liberação ou não da transação. Isso pode gerar restrições de segurança quanto o gateway perceber que está realizando transações internacionais, resultando em erros de compra ou até mesmo em banimento temporário do usuário na eShop.
Algo comum que pode ocorrer é banco entender que o seu cartão está sendo usado de forma indevida fora do país, bloqueando as operações. - Dificuldades com o suporte técnico: Resolver problemas relacionados a transações internacionais pode ser muito complicado, pois pode envolver várias partes, incluindo a Nintendo, o banco do usuário e o gateway de pagamento. Além disso, comprando fora da eShop brasileira você perde o suporte técnico da Nintendo local.
Vale a pena?
Isso é uma decisão que apenas você como jogador pode tomar. Minha orientação é antes de tudo ter ciência do processo e de como funciona a compra e os riscos apontados acima.
🚨 O Ofertas Nintendo não recomenda a compra de jogos digitais fora do seu país de origem devido aos riscos envolvidos. Tome essa decisão por sua conta e risco!
Dito isso, vamos a algumas dicas:
- Compre apenas jogos onde a diferença de preço for extremamente grande: por conta da possibilidade de cobrança de taxas adicionais, às vezes o barato pode sair caro! Considere comprar fora apenas quando a diferença com o valor da loja brasileira for acima de 50%.
- Não salve seu cartão: salvar o cartão em eShops estrangeiras pode acabar vinculando suas operações a este país, atrapalhando futuras utilizações na loja brasileira.
- Ter uma conta apenas para transações internacionais: particularmente não gosto de deixar meus jogos divididos em conta, mas algumas pessoas optam criar contas específicas para realizar suas compras. Fica a seu critério…
- Evite comprar jogos caros: Imagino que esse não seja o seu objetivo, mas por conta dos problemas de transações que pode ocorrer, opte apenas para jogos com baixos valores. Normalmente as operadoras de cartão permite de forma mais tranquila as operações de baixo custo.
- Compras apenas em países da América: Desde 2020 a Nintendo restringiu a compra de jogos por continente. Você não irá conseguir fazer transações na Europa, África ou Ásia.
Como mudar a região da minha conta Nintendo?
Antes de realizar compras em outras lojas da eShop do Nintendo Switch, é importante decidir entre ter uma conta exclusiva para o Brasil e outra para compras em outras regiões, ou apenas uma conta para todas as lojas. Essa decisão é relevante porque há restrições que impedem a mudança de país caso haja crédito vinculado à eShop do jogador, sendo necessário zerar os créditos. Pontos de ouro (aquele cashback que você ganha sempre ao comprar um jogo) ficam guardados na eShop de origem e você não as perde ao trocar de país, mas não pode utilizadas de um país para o outro. Ah, e claro: é necessário possuir um cartão internacional liberado para efetuar as compras no exterior.
Para alterar o país e cidade vinculados à conta, basta acessar as configurações da conta no site da eShop, clicar em “Editar”, fazer a modificação de país desejado e salvar as alterações. Depois disso, ao acessar a loja no Nintendo Switch, a língua e os preços serão ajustados conforme a região escolhida. Com essas considerações em mente, o jogador pode realizar suas compras, porém, com as ressalvas mencionadas nesse texto.
Não estou conseguindo comprar! O que fazer?
Como explica no texto acima, regras de segurança estão atrelados a liberação ou não de uma compra internacional, sendo necessário verificar junto ao banco ou à administradora do cartão de crédito se existe algo que possa ser feito para ser liberado. Outra recomendação é deixar sua conta Nintendo descansar algumas semanas sem fazer novas tentativas de transação (de 3 a 4 semanas) pois várias tentativas consecutivas também podem disparar alerta de segurança próprios da eShop. Em último caso, tenta acionar o suporte técnico da Nintendo.
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